segunda-feira, 28 de abril de 2008

O engano da teologia da prosperidade

Balnires Júnior
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;” (Mat.6.19,20)O povo de Deus tem se mostrado perplexo diante de tantas acusações envolvendo a Igreja Renascer e seus proprietários, o casal Hernandes. Além de responderem a mais de 100 processos no Brasil, o denominado “apóstolo e sua esposa a bispa” foram presos nos Estados Unidos quando tentavam ingressar no país com U$$ 56 mil dólares não declarados que estavam escondidos nas bagagens e até em uma Bíblia.O casal Hernandes e a Renascer em Cristo vem desde algum tempo sendo alvo da mídia e as acusações contra eles são muitas. A revista Época de 25/07/2002, portanto à quase cinco anos, publicou uma matéria intitulada “Dinheiro, Dinheiro, Dinheiro” mostrando como funciona a estrutura de arrecadação da Igreja Renascer, e em uma parte da reportagem lemos:“Usando sua experiência prévia como gerente de marketing, o apóstolo Estevam Hernandes conseguiu fazer da Igreja Renascer uma fabulosa máquina de produzir dinheiro. Eficiente como uma empresa de ponta, ela funciona de acordo com os mais competitivos padrões de administração. Por meio de um sistema no qual todos os funcionários são remunerados em função de resultados, competindo entre si, seus templos arrecadam um mínimo de R$ 2,2 milhões por mês, somente em doações regulares - segundo estimativas feitas por ex-membros da denominação.No organograma da igreja, abaixo do casal Hernandes existem 60 bispos, cujo salário pode chegar a R$ 30 mil mensais. Eles são gerentes regionais, responsáveis por até 15 igrejas de determinada área. Em cada um desses templos, o pastor precisa cumprir uma ambiciosa meta de arrecadação. Ela varia de R$ 3 mil por mês nas pequenas cidades do interior a R$ 78 mil em pontos lucrativos, como o de Alphaville, um condomínio fechado próximo a São Paulo. Se o pastor ultrapassar a meta, recebe um porcentual sobre a captação. Do contrário, tem de se sustentar com o que ganha em alguma outra atividade. Nos primeiros anos da igreja, Hernandes determinou que os bispos primazes (os que estão no topo da hierarquia) deveriam alcançar certas metas de crescimento, além dos objetivos normais de arrecadação. Em 1998, por exemplo, estabeleceu que cada um deles precisaria abrir três vezes mais templos do que havia fundado no ano anterior.A Renascer em Cristo e a grande maioria das igrejas neo-pentecostais surgidas no Brasil no final da década de setenta, lançam mão da chamada “teologia da prosperidade” que traz consigo uma nova tese sobre fé, garantindo “o céu” aqui na terra para quem tivesse certo tipo de fé. As promessas são as mais mirabolantes: garantia de saúde a toda prova, riqueza, carros maravilhosos, salários altíssimos, posições de liderança, prosperidade ampla, geral e irrestrita.A enciclopédia Wikipédia, define assim a teologia da prosperidade: “Teologia da Prosperidade é uma teologia adotada por alguns grupos religiosos, especialmente os neopentecostais que prega a prosperidade material e terrena dos fiéis que se voltam a Jesus, através da participação nos cultos e donativos à Igreja.” E diz mais: “Ela pressupõe sua doutrina, em uma aliança bíblica, baseado em textos que mereceriam uma devida exegese, tais como: "Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade" (Gên, 17,7). Tal aliança é depois reforçada por Cristo quando diz nos Evangelhos: "Buscai e achareis (...), pede e recebereis(...), bate e abrir-vos-á" (Lc, 11,9).As frases acima, pressupõe que Deus tem uma verdadeira aliança material, na qual mediante o pagamento de dízimo, ofertas voluntárias, e sacrifícios financeiros, por parte do fiel devoto. Deus é obrigado a lhe dar carro do ano, casa na praia, sucesso nos negócios e mesmo no amor.”Segundo essas definições, podemos entender claramente que trata-se de um movimento herético que visa a substituição do Evangelho da Graça pelo “evangelho” da ganância.A teologia da Prosperidade tem suas raízes na Ciência Cristã, que é derivada do gnosticismo. Daí, vemos o dualismo da teologia da prosperidade, quando diz que a morte física de Cristo não tem relevância em relação a redenção do nosso espírito, tendo Jesus que morrer também espiritualmente no “inferno”. Chegam a ponto de negar o sangue de Jesus. Alguns afirmam a deidade humana. Hagin, maior precursor desta teologia, em seu livro “Zoe: a própria vida de Deus”, página 79, diz que nem Jesus Cristo tem uma posição mais elevada do que nós diante de Deus.A teologia da prosperidade incentiva ganância por bens materiais e promove comodismo e conformismo ao mundo e ao seu sistema consumista, individualista e de desigualdade e injustiça social. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo-se da soberania divina.Diante desses fatos podemos nos perguntar: que lugar existe para a mensagem da cruz neste modelo de cristianismo? Ou ainda, diante dos relatos que serão apresentados, a seguir, se poderia perguntar: será que os mártires do cristianismo primitivo, caso vivessem em nossos dias, seriam aceitos como membros destas igrejas que abraçaram o ensinamento deste modelo de teologia?
Equívocos da Teologia da Prosperidade, segundo declarações dos seus próprios idealizadoresA Teologia da prosperidade nasceu nos Estados Unidos e tem dois grandes líderes: Kenyon e Kenneth Hagin. O primeiro foi pastor das igrejas batista, metodista e pentecostal. Não concordando com nenhuma delas ele saiu e criou o seu próprio ministério, sua própria igreja. O segundo, iniciou seu ministério em uma igreja batista. Em 1937 ingressou no ciclo pentecostal, como ministro da Assembléia de Deus permanecendo na mesma até 1949, a partir daí começou o que denominou “ministério itinerante”.Kenneth Hagin, faz algumas afirmações um tanto sem sentido para aquele que conhece a doutrina bíblica demonstrando a total falta de conhecimento bíblico e principalmente do Deus da Bíblia. Observemos algumas dessas afirmações:1. Kenneth Hagin diz que nunca encontrou na Bíblia um “não” de Deus às orações de seus filhos.Certamente Kenneth se esqueceu de Moisés quando este implorou ao Senhor permissão para passar o Jordão e ver a terra da promessa e Deus lhe disse : “Basta; não me fales mais nisso” (Dt. 3:23-29). Outro exemplo é Davi, que orou sentidamente pelo filho recém-nascido gravemente enfermo e Deus levou a criança após uma semana de intensa oração e jejum (IISm. 12:15-23). Paulo conta que em três ocasiões diferentes implorou a Deus para ficar livre do espinho na carne e cada vez o Senhor lhe dizia “não” (II Co. 12:7-9). O mesmo apóstolo deve ter orado pela saúde de Timóteo e de Trófimo, mas não há indicação de que eles tenham sido curados (I Tm. 5:23 e II Tm. 4:20 ).2 - Kenneth Hagin diz que devemos orar apenas uma vez por alguma coisa. A oração repetida significa falta de fé.Ou mais uma vez ele se esqueceu de um relato bíblico ou no mínimo acha que faltava fé em Jesus, pois ele orou três vezes pelo mesmo assunto no Getsêmani : “Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras” (Mt. 26:44). Paulo fez o mesmo: “Por causa disto (o espinho na carne) três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim” (IICo. 12:8). Certamente nem Isaque nem Zacarias oraram apenas uma vez em favor do engravidamento de suas esposas, Rebeca (Gn.25:21) e Isabel (Lc.1:13). Os Salmos de Davi estão cheios de súplicas repetidas. As parábolas do amigo inoportuno (Lc.11:5-8) e do juiz iníquo (Lc.18:1-8) estimulam a insistência da oração sobre o mesmo assunto até vir a resposta de Deus.3 - Kenneth Hagin diz que qualquer sofrimento do cristão significa falta de fé.Quanto mais consagrado ao Senhor, quanto mais santos e cheios de fé, mais sofrem os ministros de Deus, como se pode ver na vida de José, de Jeremias e de Paulo. Basta ler o relatório deste último: ele fala de prisões, açoites sem medida, perigos de morte, varadas, apedrejamento, naufrágios, fadigas, fome, sede, frio, nudez, preocupação com todas igrejas e uma variedade enorme de outros perigos entre salteadores, entre patrícios, entre gentios, entre falsos irmãos, nos rios na cidade, no deserto e no mar (IICo.11:23-29). Na mesma Epístola, o apóstolo se declara atribulado, mas não angustiado; perplexo, mas não desanimado; perseguido, mas não desamparado; abatido, mas não destruído (IICo.4:8-9).4 - Kenneth Hagin diz que a idéia de pobreza simplesmente não combina com a nossa posição de filhos do Rei e se um pregador tem uma casa bonita ou uma centena de casas, isto seria bíblico.Mais uma vez Kenneth se engana, pois o próprio Jesus, sendo rico, se fez pobre por amor de nós, para que pela sua pobreza nos tornássemos ricos (II Co.8:9). A riqueza não é estimulada no Novo Testamento e os ricos são frequentemente advertidos quanto à origem (Tg.5:1-6) e ao emprego (II Tm.6:9-10) de seus muitos bens. Somos exortados a não nos preocuparmos demasiadamente com os bens materiais (Mt.6:19-21).Francisco B. Neto, da Igreja Metodista Central de Curitiba escrevendo ao CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas, recebeu um e-mail da pesquisadora de religiões Mary Schultz mostrando como terminaram alguns dos pregadores da teologia da prosperidade e da saúde perfeita, vejamos:1. E. W. Kennyon faleceu vitima de um tumor maligno.2. John Wimber e seu filho Chris morreram de câncer.3. A . A. Allen morreu de alcoolismo.4. John Lake morreu de um colapso.5. Gordon Lindsey morreu do coração.6. O cunhado de Kenneth Haigin morreu de câncer.7. O mesmo aconteceu à sua irmã8. Sua esposa foi operada e o próprio Haigin usou óculos até morrer.9. Kathryn Khulmann morreu do coração.10. Daisy Osborne morreu de câncer, jurando que havia sido curada.11. Jamie Buckingham morreu de câncer.12. Fred Price conseguiu uma quimioterapia para a sua esposa.13. John Osteen procurou ajuda médica para curar o câncer da esposa.14. A esposa de Charles Capps fez tratamento médico de câncer e também Joyce Meyer.15. Mack Timberlake está se tratando de um câncer na garganta.16. R. W. Shambach fez quatro pontes safenas.17. O Profeta Keith Greyton morreu de AIDS.Com Deus não se brinca!Os principais representantes da Teologia da Prosperidade no Brasil“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1Jo. 4:1).A teologia da prosperidade foi recebida no Brasil pelas igrejas: Internacional da Graça de Deus (R.R. Soares); Universal do Reino de Deus (Edir Macedo da famosa frase: ou dá ou desce); Renascer em Cristo (do apóstolo preso nos EUA, Hernandes) Comunidade Evangélica Sara a Nossa Terra (Robson Rodovalho), Nova Vida, Bíblica da Paz, Cristo Salva, Cristo Vive, Verbo da Vida, Nacional do Senhor Jesus Cristo (Valnice Milhomens, braço direito de César Castelhanos), Missão Shekinah e Adhonep. Cada liderança pastoral transmite de diferentes maneiras os vários aspectos dessa teologia.

Seminarista Balnires Júnior
Bacharelando em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do BrasilTécnico em Piano pelo Conservatório Brasileiro de MúsicaCoordenador de Embaixadores do Rei da Associação Batista SerranaMembro da PIB de Cordeiro

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