sábado, 5 de janeiro de 2008

O que há de errado com os cultos das igrejas...

Todo o dia vejo multidões indo aos cultos, empolgado quando passam se cumprimentam “a paz do Senhor!” agora há muitos que dizem “é só vitória!”.
Quando chegam ao culto, se canta, pula, grita e tudo o mais que deixe as emoções a flor da pele. Há outros que participam de uma liturgia mais simples e o culto ordeiro e compenetrado e pensam que dessa forma estão adorando a Deus.
Há momentos que começam a falar em “línguas” e “profetizar”, é “bença” que sobe é ‘bença” que desse, que vai para o alto, em fim é um positivismos barato.
O pastor ou quem vai pregar abre a Bíblia e começa a falar, provavelmente vai falar de milagre, benção, poder e vitória. As pessoas gritam a cada palavra do pregador como se fosse uma tourada.
No final as pessoas vão embora felizes e saltitantes para casa e pensando em como o culto foi “tremando”, até o irmão fulano ficou curado da coluna “e você viu o mistério”.
Você pode até pensar que sou um descrente, mas não sou! Apenas creio que o culto não existe em um momento especial e não existem maneirismos e programas ou adoração bajuladora que vai seduzir a Deus em seu favor.
O culto é só um lugar de compartilhar sua fé, e essa fé não tem nada a ver com positivismo, milagres, poder e vitória. Fé é crer no amor de Deus que sacrificou seu filho na cruz e testemunhar é falar sobre isso com os outros.
Você pode pular gritar e crer em milagres, mas, isso não é culto, culto é uma construção diária com Deus, é o dia-a-dia de um andar com Deus. Nesse caminho com Deus você em vez de ganhar como a maioria das igrejas prega você na realidade perde.
Perde suas vontades, perde desamor, perde o rancor, perde pecados habituais, perde desejos mesquinhos e vai perdendo até ser mais perfeito do que ontem. Isso é culto! É adoração! Não é simplesmente ir ao culto e fazer gestos soltos no ar que vai dizer que você esta amando a Deus.
O que há de errado nas “igrejas”? A resposta é fácil, as “igrejas” quase todas são de pessoas que professam sua fé e através de atitudes corporais, encenação e gestos físicos e não através de uma atitude interior é isso que há de errado com eles.

Pr Regis Oliveira

Nenhum comentário: